Países que visitam nova edição da feira aumentam 168% face a 2019

exporthome2022

Export Home, de 21 a 24 de abril 2022

Num momento em que o número de países que procuram participar na feira aumenta mais de 168% em relação a 2019, a Export Home – Feira Internacional de Design e Mobiliário prepara-se para potenciar, uma vez mais, o melhor da produção portuguesa nestes setores. Em simultâneo decorre também a IDF Spring Edition, evento que visa intersetar o talento da nova geração de criadores com a experiência das marcas tradicionais.

xx de março de 2022 – Três décadas depois da sua primeira edição, a Export Home está prestes a regressar à Exponor, de 21 a 24 de abril 2022, para dar a conhecer as últimas novidades e tendências do setor. Sobre o tema “Reconnect”, a próxima edição da exposição vai centrar-se na resposta aos desafios da pandemia e do mercado, convidando marcas, arquitetos, designers e decoradores a conhecerem uma mostra de criatividade e de excelência técnica renovada.


O interesse de compradores estrangeiros para participarem na feira, este ano, atingiu um valor record, com um aumento de 168% de países inscritos na feira face à sua última edição. A Export Home prepara-se, assim, para receber mais de mil profissionais provenientes de todos os continentes.


Amélia Estevão, Diretora de Marketing da Exponor, explica: “estamos expectantes com esta edição da feira, que marca o regresso ao seu formato presencial, e que espera mais de mil visitantes oriundos dos quatro cantos do mundo. Sentimos muito o impacto da crescente procura de compradores no mercado nacional e assistimos a um interesse e a uma valorização real no setor do mobiliário. Temos inscritos oriundos de países tão distintos como a África do Sul, a Argélia, Brasil, Estados Unidos da América, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Israel, Dinamarca, Turquia e mesmo a Austrália não fica de fora”.

Destaque, para o espaço “Talk The Future”, dedicado à descoberta, interação e (re)conexão entre profissionais do setor, com um programa rico e diversificado de workshops e conferências. Este programa reflete o propósito de promover o diálogo entre talentos estabelecidos e jovens designers, líderes da indústria e jornalistas.


Hotel Concept: Fabiàn Pellegrinet recria um conceito hoteleiro inovador

Uma das inovações da nova edição da Export Home é uma área conceptual, com a curadoria do reconhecido designer de interiores e mobiliário Fabián Pellgrinet Conte, que recria várias propostas de espaços num exercício de pura criatividade e visão de tendências, que envolve o visitante e o instiga a conhecer, de forma diferenciadora, produtos e soluções de empresas portuguesas.

O designer, servindo se de várias marcas que estarão presentes no certame, desenvolverá conceitos para vários ambientes, dos quartos aos espaços exteriores, incluindo diversas soluções de mobiliário, iluminação e têxtil.

A apresentar algumas ofertas inovadoras que têm para hotelaria, estarão a exibir neste espaço empresas como a FENABEL, a Anaric, a Brifour, a Pombo, a Torneiras Roriz, a Sorema, a Metalurgica Record, a New Terracota, a Elaston e a Pedro Tavares.

IDF Spring: um statement de inovação, um marco setorial


Em simultâneo, decorre a IDF Spring – Feira de Design e Decoração, que apresenta soluções das mais variadas vertentes destes setores, destacam-se os da cutelaria, loiça, cerâmica, mesa, cozinha e multipreço (Home Accessories); tecidos e revestimentos de decoração (Interior Fabrics) e decoração, fragância, flores e ilustração (Loving & Flowers) e por último a papelaria e o gift.

Com duas edições asseguradas por ano, a IDF Spring pretende intersetar o talento e a criatividade da nova geração de criadores com a arte e a experiência das marcas tradicionais mais antigas, que se reinventam através de um design visionário.

IDF afirma-se com a disponibilização de quatro espaços tendência, adaptados aos diferentes públicos, que juntam novas marcas àquelas que se dão os primeiros passos no mercado.

O espaço “Makers Showcase” surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para apresentarem os seus conceitos criativos, numa iniciativa que pretende destacar novas abordagens, mais contemporâneas e sustentáveis. Aqui, figurarão marcas como a Flighting, Com Raiz, Feit Design, Maeva, Jinja Studio e Musgo Design. Por outro lado, a feira apresenta o “Makers Spot” que, numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufatura, pretende apoiar uma nova geração de criativos na consolidação dos seus contactos.


Já a área “Pure Collection” resulta de um espaço coletivo de empresas de segmento médio-alto de cerâmica e têxteis-lar, que retrata a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produtos. Por sua vez, o “Pure Edition” apresenta-se como um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas coleções de tecidos e revestimos de decoração. Aqui, será desenvolvida uma instalação com tecidos de decoração recorrendo à técnica de moulage, num exercício de criatividade da autoria do estilista Eduardo Amorim, que permite conjugar os vários padrões, cores e texturas das coleções a apresentar durante o evento.


Ambas as feiras contarão com a disponibilização da plataforma digital E+E, especialmente selecionada e focada para criar um ecossistema global do setor e estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros.


A Export Home e a IDF decorrerão em simultâneo na Exponor – Feira Internacional do Porto (Av.
Dr. António Macedo ◦ 4450-617 Leça da Palmeira – Portugal), de 24 a 27 de fevereiro de 2022.


Para consultar imagens em alta resolução das edições anteriores das feiras, por favor aceda os
seguintes endereços:

• ExportHome
• IDF


Para mais informações, por favor contactar:

Pedro Miguel Pinto – Silver Lining
E-mail: pedropinto@silver-lining.pt
Telm.: 915 719 656

Edite Alexandre – Silver Lining
E-mail: editealexandre@silver-lining.pt
Telm.: 939 105 695

NEWSLETTER