Export Home e IDF levam milhares de visitantes à Exponor
As feiras de mobiliário, design e decoração ocorreram em simultâneo e uniram-se para dar voz a novos talentos às áreas emergentes do setor. Com grande participação internacional, a organização faz um balanço positivo da feira e destaca as oportunidades de networking e de conhecimento proporcionadas.
27 de abril de 2022 – A Export Home e a IDF Spring – Feira de Design e Decoração instalaram-se na Exponor até ao passado domingo. Depois de uma pausa devida à pandemia, as feiras voltaram ao formato presencial e juntaram mais de 7 mil visitantes e mais de 100 expositores, com uma relevante presença de compradores estrangeiros, em nome das tendências dos seus setores.
Amélia Estêvão, Diretora de Marketing da Exponor, explica que “o balanço que fazemos da feira não podia ser melhor: além de uma procura muito elevada de visitantes, o feedback que recebemos da generalidade dos expositores foi muito positiva. Os mercados Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Bélgica fizeram-se notar em ambas as feiras e foram fechados muito negócios expressivos nestes contextos”.
De olhos postos no futuro, Amélia Estêvão acrescenta que: “A cada edição de cada feira, amadurecemos mais enquanto entidade que as gere e promove. Para a edição da IDF Fall, estamos já a trabalhar em novas ideias, em captar novos talentos e conceito inovadores e em atingir novos mercados. Percebemos que as pessoas sentiam falta das feiras em formato presencial e sentimos, por isso, que estamos no momento de as recompensar pela espera”.
Do lado dos expositores, a ANARIC, marca portuguesa de sofás, líder no mercado, refere que “a Export Home superou todas as nossas expectativas. Concretizámos excelentes negócios, sobretudo no mercado ibérico e francês”.
O Mercado da Madeira, empresa de referência no setor das madeiras, apresenta também um balanço otimista à sua participação, destacando vários compradores estrangeiros, sobretudo do mercado do Reino Unido e de Espanha, com clientes de design de interiores e contract.
Também a Pacheco’s, com mais de 40 anos de experiência na área do mobiliário, aponta a feira como um momento importante para estabelecer negócios presencialmente, que, de outra forma, dificilmente aconteceriam. Ricardo Pacheco, CEO da marca, refere também efetuar um balanço muito positivo da sua presença, lamentando apenas “que o setor não se una mais em prol de uma participação mais ativa, capaz de levar mais diversidade a este tipo de encontros”.
O Hotel Concept e a Sustentabilidade. Os novos talentos.
Na Export Home, o ex-libris foi o inovador Hotel Concept, com a curadoria do designer de interiores e mobiliário argentino Fabián Pellegrinet Conte, que recriou vários espaços num exercício de pura criatividade e visão de tendências, em parceria com diversas marcas como: Fenabel, a Anaric, a Brifour, a Mercado da Madeira, o Atelier do Estofo, a Pombo, a Torneiras Roriz, a W7, a Banhoazis, a Vispring, a Elastron, a Pedro Tavares Têxteis, a Padrão Formal e a Graccioza.O designer marcou presença no espaço, que se impôs como um dos ex-libris do evento, também pela sua oferta de um lounge de refeições que contribuiu para o usufruto de um ambiente singular junto de quem passou pelo espaço.
Esta feira foi também palco da atribuição do Prémio Sustentabilidade e Inovação, que teve o propósito de estimular a adoção de boas-práticas de sustentabilidade nos processos de produção e no desenvolvimento de novos produtos que se traduzam num pleno sentido de inovação. Na categoria Sustentabilidade, o 1º prémio foi atribuído à Fenabel, e a menção honrosa atribuída à Roriz. Já na categoria Inovação, o galardoado foi a Feit Design.
Na IDF, o espaço “Makers Showcase” ganhou lugar de destaque, unindo marcas na apresentação de conceitos criativos inovadores, numa iniciativa que colocou novas abordagens em destaque, mais contemporâneas e sustentáveis. Estrelaram aqui marcas como a Flighting, Com Raiz, Feit Design, Maeva, Jinja Studio e Musgo Design.
A Iluminação debaixo da spotlight.
No espaço “Talk The Future”, dedicado à descoberta, interação e (re)conexão entre profissionais do setor, apresentou-se um programa rico e diversificado de workshops e conferências.
Na sua intervenção, a Designer de Ambientes & Lighting Designer Ana Cristina Daré centralizou parte da sua intervenção na importância da adequação da iluminação nas particularidades dos idosos. A especialista explica que as camadas mais séniores “devem procurar opções que tenham um fluxo luminoso maior, mais confortável, e que facilite as suas deslocações. Devemos considerar as rotinas do idoso, que normalmente assentam em padrões: sentam-se sempre no mesmo sítio, procuram sempre os mesmos lugares de iluminação, procuram sempre fazer os mesmos trajetos. Em função disso e de outras variáveis, como a textura do chão, é que devemos fazer as nossas opções”.
Já Patrícia Guerra, Lighting Designer e cofundadora da BOON, explicou o design de iluminação e a sua relação com a sustentabilidade, ao abrigo dos objetivos das Nações Unidas. A especialista destaca que “a iluminação pode melhorar diversas variáveis, desde a saúde e do bem-estar individual à qualidade do ensino e à poluição luminosa nas cidades, sendo que deve estar associada a equipamentos produzidos de forma também sustentável”.
Brimet Silva, Diretor Criativo e Designer Generativo, por sua vez, destaca a importância da iluminação generativa, que define como alicerçada em dois pontos cruciais “O que é trabalhar a luz? O que é trabalhar um objeto? A iluminação generativa precisa de ser dinâmica, o que nos obriga a pensar em qual é a essência e a matéria – na user experience. No fundo, é a iluminação que nos diz como podemos criar objetivos baseados num processo evolutivo, com inspiração algorítmica ou paramétrica. A luz, aqui, é produto experimental, um input criativo para gerar um resultado”.
Abrindo as suas portas a novas áreas e dando palco a novos talentos e a nomes já bem reconhecidos no mercado, a Exponor afirma que transformar ambas as feiras em referências globais é uma premissa que pretendem enaltecer, exaltando já as suas expectativas otimistas para as próximas edições.
Para mais informações, por favor contactar:
Pedro Miguel Pinto – Silver Lining
E-mail: pedropinto@silver-lining.pt
Telm.: 915 719 656
Matilde Moura – Silver Lining
E-mail: matildemoura@silver-lining.pt
Telm.: 939 146 052